terça-feira, 16 de agosto de 2011

tecnologias na educação

UNIDADE ESCOLAR PADRE DELFINO
PROFESSOR: GUSTAVO 
ANO ESCOLAR: 4º ano
ATIVIDADE
A soma de dois ou mais números naturais pode ser resolvida de várias maneiras, seja através da contagem, do procedimento sistemático de armação de conta, através da ação de juntar, etc. Com esses modos você irá escolher dois modos para resolver as seguintes situações abaixo:
A) Um vendedor de carros vendeu em um mês 12 carros branco, 8 vermelho, 10 preto e 15 prateado. Qual a quantidade de carros que o vendedor vendeu?
b) No jogo de futebol entre a seleção do Brasil e a da Alemanha realizado em 2011 havia 11 jogadores de um lado do campo e 11 jogadores do outro lado. Tendo ainda 10 jogadores em cada banco de reserva. Desse modo quantos jogadores tinham no estádio?
c) Em uma escola Há 15 Professores, 4 agente operacional de serviço, 4 agente de vigilância, 5 agente administrativo, um diretor, 2 coordenadores e um diretor adjunto. Com base nessas informações descubra o total de funcionários da escola.

Obs.: Caso o aluno queira utilizar o computador para fazer simulação de quantidade terá que trazer de forma impressa essa simulação.        
RELATO DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE
 Quando propus essa atividade os alunos ficaram espantados, pois segundo relatos deles, só conheciam o procedimento de armação de contas. Mas quando comecei a explicar as outras formas de resolver as situações proposta, eles, os alunos passaram a fazer muitas perguntas, nesse momento procurei responder todas elas. Um dos alunos perguntou "o que era simulação?" Então para explicar isso utilizei as carteiras da sala de modo que eles percebessem de quantas formas eles poderiam sentar na fila da frente, na segunda fila e assim sucessivamente. Outro perguntou "mas professor como eu faço no computador?" então tive que responder procure fazer desenhos ou procurar na internet figuras para representar as quantidades.      

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